Servidor pagará mais previdência

O governador Rui Costa (PT) confirmou que a alíquota paga pelos servidores à Previdência estadual vai subir de 12% para 14%. Segundo Rui, como a reforma da Previdência nacional foi adiada para o ano que vem, os estados viram uma "corrida por aposentadorias".

Só a Bahia ganhou mais 23 mil aposentados. “Com isso, duplicamos o déficit da previdência, que hoje é de R$ 4,08 bilhões e não dobramos a arrecadação, o que nos obrigou a tomarmos providências para que não sigamos os passos de outros estados, a exemplo de parcelamentos de salários”.

O assunto ficou oculto durante a campanha pela reeleição, mas apareceu quase um mês depois com a alegação de que “não podíamos ficar inertes. Precisamos tomar medidas enérgicas, de forma a equilibrar as contas e uma das medidas é essa”.

Durante a campanha, uma das alegações era a de que a Bahia estava com as contas em dia, mesmo com o país em recessão. Mas hoje o governador anuncia não só o aumento da alíquota, como a extinção de alguns órgãos e fechamento de colégios para "fechar as contas".

Entre os órgãos que podem ser fechados estão a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Bahia Pesca, Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) e Cerb (Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia). Mas o estado ainda não confirmou quais serão eliminados.

13:47  |  


Gostou? Repasse...