Navios começam a chegar à Bahia
Com recepção calorosa de baianas e grupos artísticos, 3.952 turistas desembarcaram do MSC Fantasia, na manhã de segunda-feira, no Porto de Salvador, abrindo a temporada de navios transatlânticos na Bahia. Vindos de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, eles seguiram no final da tarde para Ilhéus, onde aportou na terça.
De acordo com a Companhia das Docas da Bahia (Codeba), em novembro estão previstas as chegadas de outros dois navios em Salvador e Ilhéus, com mais de 10 mil passageiros. Hoje, aporta o MSC Orchestra, e no dia 28 o MSC Poesia. A expectativa é de que a Bahia receba 68 navios e cerca de 240 mil passageiros.
Destes, 163 mil aportarão em Salvador e 77 mil em Ilhéus. O número representa um aumento de cerca de 10% em relação a 2018/19, segundo o diretor de operações da Bahiatursa, Paulo Vital. “Ano passado, os turistas deixaram aqui em Salvador cerca de R$ 62,5 milhões".
"A expectativa é que nessa temporada tenhamos um bom incremento, proporcional ao número de visitantes esperados, o que ajudaria a economia da cidade". Segundo Vital, somente nas redondezas do Porto, no Centro Histórico, em Salvador, o turista gasta uma média de R$ 500.