Mutirão do Diabetes atende 20 mil

Cerca de 20 mil pessoas foram atendidas, no sábado, no 14º Mutirão do Diabetes de Itabuna, que reuniu cerca de mil voluntários e atingiu um recorde de atendimento. O evento é promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna.

Ele contou com representantes de várias cidades, que vieram conhecer para replicar o modelo itabunense. “Esse mutirão tem uma característica multidisciplinar nas várias formas de prevenção e tratamento, como olho, rim e pé. É um projeto fantástico”, diz o médico Eduardo Novais, do Rio de Janeiro.

Ele afirmou que pretende implantar um igual, inicialmente em São Gonçalo, na Baixa Fluminense, depois levar para outras regiões do Estado. Já o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, José Augusto Alves Ottaiano, diz que Itabuna é um exemplo para o país.

“Cerca de 20 cidades já estão promovendo mutirões a partir desse projeto de saúde pública desenvolvido pelo dr. Rafael Andrade”. No sábado, também ocorreram mutirões, simultaneamente, em São Paulo, Petrolina, Ribeirão Preto, Feira de Santana, Campo Grande e São Paulo.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Magno Ferreira, o trabalho desenvolvido em Itabuna orgulha a classe médica, todos os profissionais e voluntários envolvidos, porque beneficia milhares de pessoas. "Ele deve ser expandido para todo o Brasil”.

17:59  |  


Gostou? Repasse...