Ilhéus faz mutirão contra catarata
Será realiza nesta semana em Ilhéus a triagem de pacientes, a partir dos 60 anos, para o Mutirão de Cirurgia de Catarata, disponível até 15 de dezembro. Os interessados devem comparecer à Faculdade Madre Thaís, na Avenida Itabuna, das 8h às 17h, com cópia do cartão SUS, RG e comprovante de residência.
A meta é atender 150 pessoas por dia. O mutirão é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Saúde de Ilhéus. O prestador do serviço é o Day Horc e a avaliação para a necessidade da cirurgia será feita por uma equipe de profissionais no Hospital Costa do Cacau.
A catarata é uma doença que ataca milhões de pessoas, sendo a causa mais comum o envelhecimento natural do cristalino. Há também a catarata congênita, quando o bebê já nasce com a enfermidade, e de causas secundárias, como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes e uveítes.
Os sintomas podem incluir visão desfocada, diminuição de sensibilidade às cores, halos em volta das luzes, dificuldade para observar luzes brilhantes e enxergar à noite. Poderá também afetar a condução, a leitura ou o reconhecimento de rostos.