Greve dos professores deve acabar
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5-BA), Maria de Lourdes Linhares, concedeu liminar ao município de Itabuna determinando o fim da grave dos mais de mil professores, iniciada em 3 de setembro por atrasos nos salários e falta de aumento.
Os professores querem o reajuste de 6,8% estabelecido pelo Ministério da Educação. A prefeitura oferecia 2,8% parcelados. A secretária de Educação, Nilmacy Oliveira, diz que as aulas serão retomadas a partir de segunda-feira (19). Depois será definido um calendário para reposição das aulas perdidas.
O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI) convocou os professores para uma assembleia na segunda, às 9 horas. O TRT5 só vai decidir sobre o mérito da greve no dia 5 de dezembro, segundo o sindicato da categoria.
Ele afirma que a decisão foi um avanço, porque “os professores garantiram avanços na defesa dos seus direitos, pois foi firmado um acordo parcial em que ficou estabelecido que o Município deverá pagar até o dia 20 de novembro os salários em atraso de outubro de todos os professores”.
Os 50% do 13º salário também devem ser pagos até 20 de dezembro. Os profissionais em desvio de função deverim receber, ainda nesta quarta-feira, o salário de setembro e o de outubro até 4 de dezembro.
40 professores em desvio de função devem retornar à folha do FUNDEB neste mês. O retorno dos profissionais deve ser concluído em dezembro.