Geddel se calou em depoimento
O ex-ministro Geddel Vieira Lima e seu irmão, Lúcio, prestaram depoimento no Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira. Eles são acusados de esconder R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador. O dinheiro teria vindo de propinas.
Mas, por recomendação da defesa, os irmãos permaneceram em silêncio durante toda a audiência e não responderam nehuma das 18 perguntas. Geddel está preso desde o ano passado na Penitenciária da Papuda, em Brasília, e foi escoltado por agentes federais.
Segundo a denúncia, de 2010 até 2017 a família Vieira Lima cometeu crimes de ocultação da origem, localização, disposição, movimentação e propriedade do dinheiro vivo. Até janeiro de 2016, o dinheiro teria ficado escondido na casa de Marluce, mãe dos políticos.
Depois, foi transferido, em malas e caixas, para um apartamento no bairro da Graça, em Salvador. Semanas depois, foi levado para um apartamento vizinho, onde ocorreu a apreensão pela Polícia Federal.
Marluce Vieira Lima, o ex-assessor parlamentar Job Brandão e o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho são os outros réus na ação penal, aberta pelo STF em maio. O relator é o ministro Edson Fachin e o depoimento foi tomado pelo juiz Paulo Marcos de Farias.