Enem tem ausências e até apagão
A segunda prova do Enem deste ano teve 1.610.681 faltoso, o que representa 29,2% dos mais de 5 milhões de inscritos. O índice é maior do que o do domingo passado, que foi de 24,9%, mas é menor que as taxas registradas no segundo dia de provas em 2016 e 2017.
No domingo, 66 estudantes foram eliminados, a maioria por descumprimento das regras gerais do edital, como sair antes do horário permitido, usar material impresso ou não atender a orientações dos fiscais. Dois foram eliminados na revista no detector de metais e por recusa de coleta dos dados biométricos.
Em Ubaitaba, por volta das 15h30, um poste de energia caiu na Avenida Vasco Neto, em frente à Caixa Econômica Federal, no centro. A queda do porte provocou falta de energia em Ubaitaba e na vizinha Aurelino Leal. Mas os candidatos que faziam as provas da segunda fase do ENEM não foram prejudicados.
As provas de Matemática e de Ciências da Natureza tiveram de ser respondidas à luz de velas pelos candidatos que estavam no colégio C.E.U. Eles também ganharam uma hora a mais para responder as questões e entregaram as provas às 18h30 ao invés de 17h30, como previsto.
A queda do poste pode ter sido causada pelas chuvas e ventos fortes daquele dia. Ninguém ficou ferido. O gabarito oficial será divulgado no dia 14, juntamente com os cadernos de questões. Os resultados do Enem saem em janeiro.