Eletro deve subir 5% na Black Friday

O setor de eletroeletrônicos espera vender 5% mais nesta Black Friday, que acontece no dia 23, do que na de 2017. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) acredita que vai receber encomendas já para o Natal e para o ano que vem, ainda em novembro.

A expectativa para 2019 é ainda melhor. A Eletros estima que o setor cresça 7% a partir de janeiro, considerando as três áreas principais do setor, a linha branca, a linha marrom e os portáteis. "Temos na Black Friday a expectativa de vender 5% a mais, como TVs e notebooks em promoção desde já".

"Em outros podemos até superar esse índice, mas de forma muito individualizada. Principalmente os portáteis", explicou o presidente da entidade, José Jorge do Nascimento, ao Estadão. O otimismo é compartilhado desde o início do ano, quando o volume de vendas cresceu 14,6%.

No começo do ano, o grande impulso foram os televisores, cujas vendas apresentaram aumento de 29,98% em comparação ao ano anterior por causa da Copa do Mundo e do desligamento do sinal analógico. A venda de TVs passou de 5,1 milhões de unidades para 6,59 milhões em 2018.

A linha de portáteis registrou alta de 12,99%, com 30 milhões de equipamentos comercializados. Já a linha branca (refrigeradores, fogão, entre outros) teve uma expansão de 2,75%, com 6,72 milhões de unidades vendidas. A linha marrom, que inclui TVs, aparelhos de som e vídeo, cresceu 20,27%.

Neste mês, a Samsung divulgou pesquisa mostrando que eletroeletrônicos estão entre os produtos mais desejados pelos consumidores na Black Friday. 84% admitem procurar algum tipo de produto do setor. O estudo foi feito com 300 pessoas, em parceria com a consultoria Bridge Research.

Os dados ainda mostraram que 77% das pessoas se prepararam financeiramente durante os meses que antecederam a Black Friday para adquirir novos produtos, e outras 63% pretendem antecipar as compras de Natal já no dia 23.

Entre os itens mais aguardados estão smartphones (por 75% das pessoas), TVs (58%) e notebooks (36%). Refrigeradores (26%), tablets (22%) e lavadoras (22%) também são itens buscados desde o início da data, em 2011. Ainda foram mencionados acessórios para smartphones (19%) e ar-condicionado (14%). (12%).

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