Dnit diz que vai reparar a ponte

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM 98, de Itabuna, que um projeto executivo já está aprovado para a contratação da empresa que vai executar os serviços das pontes Catolé e Jequitinhonha.

Segundo a Assessoria de Comunicação do órgão, em Brasília, o processo, na modalidade Pregão Eletrônico, será publicada no Diário Oficial da União desta quarta. O Edital nº 419/2018 está marcado para 12 de dezembro, às 15 horas, no DF.

O DNIT disse que já havia lançado essa licitação, que foi deserta, isto é, não houve interessados. Na segunda-feira, a OAB de Eunápolis pediu que o DNIT faça uma imediata avaliação, com emissão de laudo técnico, para atestar se existe risco iminente de desabamento da ponte do rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi.

A Comissão de Meio Ambiente da OAB/Eunápolis informou que a ponte encontra-se em estado de calamidade, devido à precariedade de sua estrutura. Os sinais de erosão na base da ponte, bem como de corrosão nos seus pilares, são evidentes.

De acordo com o presidente da comissão, Thiago Suaid, são necessárias medidas de reparo e mitigação para que não haja maior exposição dos usuários a riscos. Milhares de veículos trafegam diariamente pela ponte de mais de 500 metros, construída em 1957 e inaugurada em 1962.

Um possível desabamento ou interdição pode representar sérios prejuízos para a economia, já que a BR-101 é uma rodovia de interligação nacional.

1:03  |  


Gostou? Repasse...