CRM apressa credencial de médicos

O Conselho Regional de Medicina da Bahia criou força tarefa para o credenciamento de médicos-formandos, cujas solenidades têm sido antecipadas pelas faculdades diante do lançamento do edital do programa Mais Médicos, que abriu 8,5 mil novas vagas para todo o país.

O objetivo é preencher os postos deixados pelos médicos cubanos. O prazo do edital foi prorrogado. Em Salvador, faculdades decidiram antecipar o processo para que os alunos possam participar do Mais Médicos. Na Bahia, são 853 vagas em 313 municípios e 19 distritos indígenas.

Na quarta, o Cremeb chegou a montar uma força-tarefa para atender à demanda dos recém-formados. Até sexta-feira, a entidade estima emitir pelo menos 250 novos CRMs. Além das faculdades baianas, até uma instituição do Espírito Santo entrou em contato com o Cremeb para solicitar a antecipação de 20 novos CRMs.

Só para dar uma ideia, em todo o ano de 2017 foram emitidos 1.036 CRMs. Em 2018, até segunda-feira, foram 837 inscrições. Ou seja, em três dias o Cremeb espera emitir o equivalente a 30% do que foi feito em 11 meses.

Os médicos cubanos já começaram a deixar o estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, apenas na quarta 162 profissionais foram embora. Outros devem sair nos próximos dias. O grupo embarcou para Brasília, de onde viaja para Havana. A previsão é de que, até 12 de dezembro, os todos os cubanos deixem o Brasil.

0:07  |  


Gostou? Repasse...