Chuva dá trégua, mas ainda ameaça
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) suspendeu os alertas para o sul da Bahia nas próximas 48 horas. Mas a Defesa Civil de Itabuna está em estado de atenção, principalmente depois das chuvas do meio-dia desta terça, que provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade, especialmente nas avenidas do centro.
Com as chuvas dos últimos três dias, era alto o risco de deslizamentos de terra como os registrados em seis bairros de Itabuna: Zizo, Daniel Gomes, Maria Pinheiro, Novo São Caetano e João Soares. Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira, nas últimas 24 horas choveu 31 mm e a expectativa para as próximas é de 49 mm.
No sul do Estado e em outras regiões como oeste, sudoeste e recôncavo, novembro sempre foi marcado por muitas chuvas. Os solos ficam encharcados e não há tempo de se recuperar, de ficar seco, o que termina deixando muitas áreas propícias para deslizamentos de terra.
Itabuna ainda se recupera do deslizamento na Avenida Juracy Magalhães, na noite de domingo, no Alto Mirante. Não houve feridos, mas três famílias foram aconselhadas a abandonar o local e passar a noite na casa de parentes.
Na manhã de segunda a Prefeitura fez a limpeza do local e o trânsito foi liberado pela Sesttran. No entanto, os imóveis permanecem interditados. No Sinval Palmeira, houve transbordamento do canal e três famílias tiveram que abandonar suas residências.