Cadastro obrigatório já começou
Eleitores de Itabuna, Itapé e Jussari e de mais 35 municípios baianos estão convocados a comparecer aos cartórios da Justiça Eleitoral para fazer o cadastro biométrico. A medida é obrigatória e vai até 22 de fevereiro.
Estão obrigados a fazer o cadastro todos os eleitores, inclusive os cujo voto é facultativo mas querem continuar votando (analfabetos; entre 16 e 18 anos; maiores de 70 anos). O cidadão que não atender à convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado.
Sem o título, não é possível tirar passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino, entre outros impedimentos.
Eleitores das zonas eleitorais 139 (Barra do Choça e Planalto) e 185 (Mata de São João e Itanagra) terão prazo reduzido. A revisão nessas cidades ocorrerá até 30 de novembro, porque mais de 85% dos eleitores se anteciparam e já fizeram a biometria.
São obrigados a fazer o cadastro eleitores de Água Fria, Anagé, Anguera, Barra do Choça, Candeias, Caraíbas, Catu, Cravolândia, Crisópolis, Dias D´Ávila, Glória, Ibirapuã, Irará, Itabuna, Itanagra, Itapé, Itapicuru, Itarantim, Jussari, Lajedão e Lauro de Freitas.
Mais Maetinga, Mata de São João, Medeiros Neto, Olindina, Ouriçangas, Paulo Afonso, Planalto, Potiraguá, Santa Brígida, Santa Inês, Santanopolis, Santo Amaro, Saubara, Serra Preta, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Ubaíra.