STF manda investigar Viera Limas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de novo inquérito para investigar lavagem de dinheiro através da locação de máquinas agrícola para as fazendas da família Vieira Lima, do ex-ministro Geddel.

O inquérito, instaurado a pedido da Procuradoria-Geral da República, também apurar compra e venda simulada de gado. A PGR pediu a apuração dentro de inquérito que investiga suspeitas envolvendo Geddel, o irmão e deputado federal Lúcio (MDB-BA), a mãe Marluce e o outro irmão, Afrísio Quadros Vieira Lima.

Segundo a procuradoria, merece ser aprofundada a investigação que envolve a suposta compra e venda simulada de gado, "técnica de lavagem que consiste na simulação de crias para posterior simulação de venda, o que daria ensejo à justificativa ilícita de dinheiro de origem delituosa".

"Documentos apreendidos indicam rebanho de 9.296 animais. Porém, documentos emitidos pela Adab indicam 11.855 animais. Tal diferença (2.549 animais ou 27,53%), considerado o preço da arroba, conforme levantamentos da Polícia Federal, permitiria a lavagem de R$ 6,5 milhões", descreve a PGR.

Ela também cita a locação de maquinário agrícola, afirmando que existiam recibos de valores milionários de uma empresa "sem aparente estrutura para locar equipamentos para as 12 fazendas da família". Moraes concedeu mais 45 dias para a investigação.

0:04  |  


Gostou? Repasse...