Rui é acusado de crime eleitoral

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), sugeriu aos prefeitos baianos que garantissem transporte para os eleitores no domingo (28) para reduzir o nível de abstenção nas urnas. As declarações foram dadas em um áudio enviado a prefeitos por um aplicativo de mensagens.

"Estou chegando agora em Salvador, [...] depois de uma caminhada em Vitória da Conquista e Jequié, reunindo mais de 50 prefeitos nos dois encontros, conversando sobre a necessidade de reforçar a eleição do dia 28. Garantir transporte para todos os eleitores, reduzir abstenção", diz no áudio.

O pedido do governador vai de encontro à legislação, que diz que apenas a Justiça Eleitoral pode disponibilizar o transporte de passageiros no dia das eleições. Aos prefeitos, cabe apenas a manutenção das linhas regulares do transporte.

O áudio foi alvo de questionamentos da oposição, que considera que a orientação do governador por transporte configura abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. O DEM da Bahia informou que entraria com uma ação nesta segunda-feira (22) no Tribunal Regional Eleitoral.

A assessoria jurídica do candidato Jair Bolsonaro (PSL) protocolou um pedido de providências em relação ao caso na Justiça Eleitoral. Já Rui Costa alega que o áudio foi editado e retirado do contexto original. Ouvimos o áudio e não notamos qualquer indício de edição.

14:19  |  


Gostou? Repasse...