Grupo denuncia incêndio criminoso

Na tarde de domingo, aproveitando a ausência dos trabalhadores rurais que foram votar, indivíduos atearam fogo de forma criminosa em pastagens da Fazenda Mirabela, na estrada de Itapé a Itaju do Colônia, queimando mais da metade da propriedade.

O fogo também destruiu vários quilômetros de estacas e cercas de arame liso. O incêndio quase atingiu as casas dos trabalhadores rurais, galpões de máquinas e a sede. Parte da área queimada é de preservação permanente (APPs) do entorno da barragem.

A região de Itapé e de Itaju do Colônia, em especial o entorno da Barragem do Rio Colônia, está entregue a criminosos que estão ameaçando promover invasões de terras nesta semana. Os fazendeiros já tinham alertado as autoridades no mês passado.

De nov, foram acionadas Polícia Civil, Polícia Militar, Adab, Inema, Embasa, Cerb, Secretaria de Infraestrutura Hídrica, entre outros. A área da fazenda teve duas queimadas criminosas em 15 dias e, apesar de denúncias às autoridades, os fatos têm se repetido.

Aliás, ao longo da BR-101, entre Buerarema e Camacan, e de Itabuna a Ubaitaba, pessoas inescrupulosas têm colocado fogo na vegetação às margens da rodovia, causando prejuízos aos fazendeiros e risco de acidentes, sem qualquer providência da Polícia Rodoviária Federal e outras autoridades.

21:08  |  


Gostou? Repasse...