Fonte Nova inaugura novo gramado
A Arena Fonte Nova estreia seu novo gramado nesta quarta-feira (24), no jogo Bahia X Atlético-PR, às 21h45, em partida válida pela Copa Sul Americana. A troca foi iniciada em 29 de setembro, com a retirada total da grama antiga. Na sequência, foi realizada a fase do nivelamento e preparação do solo.
A nova grama, do tipo Bermuda Celebration, foi plantada há 10 meses em uma fazenda da Itograss em Neópolis (SE). A colheita foi feita através de um maquinário com rolos de 1,20m de largura. A grama foi trazida para Salvador em 36 caminhões, com 16 rolos cada um com média de 800 quilos.
O trabalho foi executado pela empresa Greenleaf Gramados, pioneira no Brasil no segmento de gramados esportivos. O período foi escolhido pela janela na realização das partidas de futebol, com tempo necessário para a montagem e desmontagem da megaestrutura usada no show da turnê Us + Them, de Roger Waters.
“A instalação do novo gramado em si, no campo da Arena, demorou apenas 48 horas e começou no sábado, dia 20. Depois da grama colocada, é compactada através de um rolo”, explica Milena Andrade, coordenadora de Engenharia e Manutenção da Arena Fonte Nova.
A aplicação da nova grama foi encerrada na segunda-feira (22), mas não agradou os jogadores do Atlético-PR, que reclamaram publicamente e pediram providências à CBF e à Conmebol. "É um péssimo gramado", resumiram.
O time disse, em seu site, que "se surpreende com as péssimas condições do gramado". O clube citou placas de grama soltas e buracos no gramado. "Os jogadores só puderam fazer reconhecimento do campo por 15 minutos".
A administração da Fonte Nova alega que "o novo gramado está passando por ajustes finais como compactação da grama e que a equipe do Atlético-PR estava ciente, quando solicitou o reconhecimento do campo. A Arena reitera que para a partida desta quarta-feira (dia 24/10), o gramado estará 100%."