Dia das Crianças deve vender mais
O Dia da Criança deve movimentar neste ano em torno de R$ 7,4 bilhões, com alta de 1,5% nas vendas em comparação com o ano anterior. Esta é a segunda alta consecutiva constatada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O aumento será, porém, inferior aos 2,6% de 2017, em relação a 2016. No ano passado a movimentação no comércio foi de R$ 7,3 bilhões. Segundo o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes, o ritmo de crescimento das vendas começou a cair em maio, por causa da greve dos caminhoneiros.
O que explica a expectativa menor da entidade para o Dia das Crianças é o comportamento da taxa de câmbio, que mudou de patamar. Isso afetou principalmente as vendas para o Dia da Criança, com presença marcante itens importados.
“Com o dólar mais caro, fica mais difícil para o comércio varejista manter uma inflação tão baixa quanto aquela que vinha apresentando recentemente”. Bentes destacou que a inflação está bem baixa nos últimos 12 meses, inferior a 3%.
No entanto, não foi suficiente para fazer com que as famílias se animassem a comprar, principalmente a prazo. Embora o crédito também esteja mais acessível, Bentes destacou que existe uma clara aversão das famílias ao endividamento no momento atual.