Coelba deixa bairro 9h sem energia

Moradores do bairro Goes Calmon, em Itabuna, ficaram irritados com a Coelba, que deixou o local sem energia elétrica por 9 horas, das 14h às 23h, sem nenhum aviso prévio. A empresa alegou, por telefone, que estava melhorando a rede no bairro.

Foi a segunda vez, neste mesmo mês, em que a empresa deixou o bairro no escuro sem aviso prévio. Na anterior, os moradores ficaram sem energia elétrica por mais de 4 horas.

Porém, a indignação dos moradores não foi sobre o trabalho em si, mas a completa falta de aviso prévio sobre um apagão programado pela Coelba. Ela sabia em que dia e horário começaria, assim como tinha previsão da duração.

Vários moradores tinham acabado de fazer mercado e foram surpreendidos com a geladeira cheia de alimentos. Outros programaram encontros com amigos e famíla para o dia. Quem trabalha em casa online teve o dia arruinado.

Se a Coelba tivesse avisado antes nas rádios (como a lei prevê), as pessoas poderiam ter se programado para o corte, adiando as compras de mercado, os compromissos e o trabalho. Muitas optariam por fazer algo fora de casa até a volta da energia.

Justamente por isso, a lei exige que as concessionárias de energia elétrica divulguem, com antecedência, todos os desligamentos programados em veículos de comunicação de massa - rádio e televisão, como a Coelba fazia há alguns anos. Não faz mais.

Talvez para não gastar com mídia, a Coelba passou a divulgar os cortes apenas em seu site, que não pode ser considerado veículo de massa, e alguns blogs que, nem de longe, têm o alcance de uma rádio. Além disso, a manobra não está prevista na legislação.

14:17  |  


Gostou? Repasse...