Baiano premiado no Jovem Cientista

Com o projeto “Captação e uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita a partir de garrafas pet e cimento ecológico cinza da fibra do coco”, o estudante Sandro Lúcio Rocha, 17 anos, do 3º ano do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, ganhou o 2º lugar no XXIX Prêmio Jovem Cientista.

A categoria foi a ‘Estudante do Ensino Médio’ e o anúncio foi feito na terça-feira (30), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto foi desenvolvido por meio do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação da Bahia.

Ele tem o objetivo de promover o uso de materiais recicláveis e orgânicos na escola, contribuindo para economia de água potável. Segundo Sandro, morador da zona rural, a ideia surgiu a partir da observação de um hábito recorrente na região.

“Infelizmente, com uma coleta de lixo deficitária, as pessoas acabam queimando as garrafas pet que ficam acumuladas, o que causa a poluição, e descartam muitas cascas de coco verde. Por isso, propomos a utilização da cinza da fibra do coco para fazermos o reservatório e o garrafas pet em substituição aos tijolos".

"Então, ao mesmo tempo que conseguiremos captar água da chuva para utilização na limpeza e banheiros da unidade, o que diminui o consumo da água potável, estaremos reutilizando esse material, tornando o ambiente mais saudável na região”, diz.

“Agradeço bastante ao Programa Ciência na Escola, que nos dá essa chance de poder desenvolver projetos de ciências que possam mudar a realidade da escola e da minha região. Além de ser muito bacana ter aparecido essa premiação onde pude me inscrever e ser reconhecido".

23:05  |  


Gostou? Repasse...