ZR critica abandono em Ilhéus
O candidato ao governo do estado, Zé Ronaldo, usou o Pólo de Informática de Ilhéus como exemplo da incompetência dos governos do PT para atrair e manter empresas. Ele lembrou que, entre 2003 e 2006 o PIB baiano teve crescimento 36% acima do nacional.
"Mas a falta de planejamento dos governos de Jaques Wagner e de Rui Costa fez com que a Bahia andasse para trás. Nenhum grande pólo industrial foi atraído para a Bahia nos últimos 12 anos”, diz Zé Ronaldo.
Para ele, um dos maiores exemplos foi o Pólo de Informática de Ilhéus. Ele diz que “era para ter sido o Vale do Silício baiano. Mas foi transformado num Vale do Silêncio”.
Segundo Zé Ronaldo, antes da eleição de Wagner, em 2005, o Pólo de Ilhéus tinha mais de 70 empresas, gerava 5 mil empregos, faturava acima de 2 bilhões de reais por ano e gerava mais da metade de todo ISS de Ilhéus.
O Pólo de Ilhéus chegou a ser responsável por fornecer 20% da demanda nacional de computadores. Mas o descaso do governo e a falta de investimentos na infraestrutura fez com que as empresas mudassem para Minas Gerais.
Zé Ronaldo diz que pretende investir na qualidade da infraestrutura e criar condições para atrair o máximo de empresas para a Bahia, incluindo a revitalização do Pólo de Informática de Ilhéus.