Ressaca causa destruição na Bahia

A forte ressaca causada pelos ventos e mau tempo têm causado problemas de invasão e erosão marinha em áreas litorâneas da Bahia. No sul do estado, os problemas têm sido registrados em Porto Seguro, onde o mar destruiu parte do estacionamento de uma barraca da Praia de Ponta Grande.

Ele também ameaça um trecho da rodovia BR-367, e em Belmonte e Prado. Ao menos três barracas de praia ficaram parcialmente destruídas após invadidas pelo mar durante ressaca em Prado, na madrugada de sábado.

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, a força do mar danificou eletrodomésticos das barracas de praia e derrubou estruturas de concreto que ajudavam os pedestres a circular entre as barracas e a areia. Ninguém ficou ferido.

Na ressaca, o nível do mar é mais alto e fortes ondas quebram bem próximo à orla, levadas por correntes marítimas. As causas da ressaca são investigadas. Mas, segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o vento e a fase da lua podem ter influenciado.

Na segunda-feira, quatro barracas de praia e uma casa foram invadidas pelas águas do mar em Belmonte. Na tarde daquele dia, a situação era ainda mais crítica, segundo o coordenador da Defesa Civil, Raimundo Cardoso.

"Não há o que fazer, pois é mar aberto e sairia muito caro fazer uma barreira de contenção, mas a Prefeitura vai lutar por recursos federais para construção de cais, molhe ou barreira de concreto".

0:30  |  


Gostou? Repasse...