PRF resgatou 200 aves silvestres
Policiais Rodoviários Federais resgataram, na madrugada de segunda-feira, cerca de 200 aves silvestres transportadas ilegalmente. O resgate aconteceu quando a PRF fiscalizava o KM 444 da BR-101, trecho de Ubaitaba.
O condutor de um Renault Clio engatou a marcha a ré ao perceber a presença policial. A equipe deslocou-se para acompanhar o automóvel e, na abordagem, viu diversas gaiolas vazias. Questionado pelos policiais, o motorista informou que estava transportando dois "papa-capim".
Contudo, ao verificar o veículo, a PRF encontrou diversas caixas escondidas sob as gaiolas. Entre as espécies, contrabandeadas estavam papa-capim, canário-da-terra, azulão, trinca-ferro e maria-fita.
Além disso, dentro de um saco de nylon, patrulheiros rodoviários encontraram quatro cágados-de-barbela e 16 gaiolas que, segundo o motorista, seriam revendidas em Lauro de Freitas. Muitas aves tinham lesões no bico e na cabeça, pelas precárias condições de transporte.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência. O motorista, que não teve o nome divulgado, responderá na Justiça de acordo com a legislação ambiental. Os animais foram encaminhados para o Ibama.