PMI faz proposta aos professores
Os professores municipais de Itabuna vão decidir na terça-feira (25) se aceitam uma proposta de reajuste salarial enviada ao sindicato pela secretária de Educação, Nilmecy Gonçalves, com o mesmo percentual dado aos outros servidores.
Segundo Nilmecy, o município só tem condições de aumentar os salários em 2,8%, parcelado em duas vezes, 1,4% retroativo a abril e 1,4% no salário de setembro. “Temos uma folha de R$ 6 milhões, enquanto recebemos apenas R$ 5 milhões do Fundeb", alega.
O Sindicato do Magistério de Itabuna (Simpi) quer 6,81%, percentual definido pelo Ministério da Educação (MEC), mas a assembleia é soberana para decidir se aceita a proposta da Prefeitura, que não falou nos salários atrasados.
A presidente do Simpi, Carminha Oliveira, diz que a greve não é só por aumento, “mas contra as arbitrariedades da atual gestão, que retirou o direito à licença para pós-graduação e tem atrasado salários dos professores em desvio de função”.
Outro ponto, que a Preifeitura não abordou em sua proposta foi a mudança do regime dos servidores de celetista para estatutário. A greve completou 18 dias nesta sexta-feira, deixando 18 mil alunos sem aulas. (Com blog Pimenta)