MP faz operação na Mata Atlântica
Para identificar desmatamentos em áreas de Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos, está em curso a Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que conta com polícias ambientais e órgãos da área, realizada pelos Ministérios Púiblicos de 14 estados.
Na Bahia, as ações começaram pela região de Porto Seguro e outras áreas do bioma serão contempladas ao longo da operação. Estão em campo equipes do MP baiano, servidores e promotores de Justiça, policiais da CIPPA e agentes do Ibama.
No estado, a operação é coordenada pelo promotor Fábio Fernandes Corrêa, coordenador do Núcleo Mata Atlântica (Numa), e pela promotora Cristina Seixas Graça, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama).
O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados e cobre cerca de 13% do território nacional, onde vivem 140 milhões de pessoas que dependem das múltiplas funções ambientais da Mata Atlântica.
A iniciativa busca a proteção e a recuperação do bioma a partir da identificação das áreas degradadas e dos responsáveis pelas agressões. Ela termina nesta quarta-feira, exceto em Minas Gerais e no Ceará, onde se estenderá por mais um dia.