MP denuncia por naufrágio de 17
O dono da empresa CL Transporte Marítimo, Lívio Garcia Galvão Júnior, e o comandante da embarcação Cavalo Marinho I, Osvaldo Coelho Barreto, foram denunciados na quinta-feira pelo Ministério Público estadual.
Eles foram considerados responsáveis pelo acidente marítimo que matou 19 pessoas no dia 24 de agosto de 2017, durante a travessia entre Mar Grande e Salvador. Além das vítimas, outros 54 passageiros ficaram feridos.
O promotor Ubirajara Fadigas, autor da denúncia criminal, pede a condenação dos dois acusados por homicídio culposo e lesão corporal culposa. Segundo informações do MP-BA, eles teriam agido com “imprudência e imperícia”.
Osvaldo Barreto é responsabilizado por não ter suspendido a travessia diante das condições climáticas encontradas no dia, que segundo o inquérito policial eram adversas. Já Lívio foi responsabilizado por ter efetuado uma reforma na lancha sem possuir as habilidades técnicas necessárias.
De acordo com a promotoria, após vistorias técnicas, a embarcação teria passado por uma alteração no lastro que não foi comunicada formalmente à Capitania dos Portos e ao engenheiro naval que havia aprovado a lancha. A mudança pode ter trazido instabilidade durante a navegação.