Itabuna está sem UPA nem Cemepi
Como forma de pressionar a Prefeitura de Itabuna a atualizar os salários em atraso, a direção do Instituto Bom Jesus, que administra a UPA do Monte Cristo, em Itabuna, fechou a unidade e suspendeu o atendimento.
A informação foi confirmada por diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna (Sintesi). Com isso, a Saúde está um caos, já que o Cemepi também está fechado para o SUS.
Segundo a direção, o Instituto Bom Jesus há 5 meses não recebe o repasse mensal de R$ 900 mil da Prefeitura. A UPA 24 Horas foi inaugurada em março, com a proposta de atender urgências e emergências da Califórnia, Monte Cristo, Fátima, Santa Inês, Caixa D’água, São Roque, Nova Califórnia e Parque BoaVista.
Mas, nesse período, a UPA nunca teve atendimento com excelência, diante da precariedade dos repasses e greves dos funcionários. Por diversas vezes a unidade teve paralisação no atendimento, em prejuízo da população.
Desta vez, o fechamento ocorre em definitivo, uma vez que sem os recursos financeiros não é possível administrar a unidade, segundo os dirigentes do Instituto. Já o Sintesi anuncia Ação Coletiva dos funcionários contra o Instituto Bom Jesus e a Prefeitura de Itabuna.
“O fechamento é para pressionar o governo”, disse João Santos, do Sintesi, acrescentando que os funcionários teriam se reunidos com o prefeito Fernando Gomes, que prometeu pagar os salários do pessoal da UPA 24 horas. “Mas vamos acionar o Município”.