Aumenta número de baleias mortas

Segundo o projeto Baleia Jubarte, o número de animais encontrados mortos entre o sul e o extremo sul da Bahia subiu para 26. Na sexta-feira, mais uma baleia jubarte foi achada morta, na praia de Barrinha, em Cumuruxatiba, distrito de Prado.

O Baleia Jubarte informa que o animal já estava em estado de decomposição. Equipes foram ao local para recolher material para determinação da causa da morte. As baleias são migratórias e estabelecem lugares diferentes para alimentação e reprodução.

Entre julho e novembro, elas saem da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e migram para águas tropicais, que são mais quentes, para se reproduzir. Desde maio, algumas começaram a ser vistas no litoral da Bahia.

No período reprodutivo, com o acréscimo na quantidade de animais na costa, o número de encalhes também aumenta. Um encalhe ocorre quando, por qualquer motivo, estes animais chegam muito próximo da praia ou arrebentação e não conseguem se libertar sozinhos.

O maior berço reprodutivo do Atlântico Sul é na região de Abrolhos - que vai do extremo sul da Bahia ao norte do Espírito Santo. Dóceis, as baleias atraem milhares de turistas para a costa da Bahia, em localidades como Praia do Forte, Salvador, Morro de São Paulo, Itacaré e Caravelas.

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, a população de baleias cresce de 7% a 15% ao ano. Elas ficam entre quatro e cinco meses nas áreas de reprodução, até que os filhotes estejam desenvolvidos.

23:11  |  


Gostou? Repasse...