Área da barragem sofre invasões
A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia denunciou uma série de crimes ambientais que estão sendo cometidos na área do entorno da Barragem do Rio Colônia. Segundo a entidade, nas últimas semanas têm havido muitas invasões de terra.
Um grupo formou uma associação informal para criar animais ilegais nas áreas invadidas, além de extrair areia da margem do rio, o que é crime ambiental. Vários donos de fazenda naquela áre foram ameaçados e levaram o caso para a polícia.
A Adasb quer providẽncais do Governo do Estado no sentido de dar segurança aos fazendeiros, impedir as invasões e os crimes ambientais. A retirada de areia, por exemplo, termina assoreando o rio.
A circulação de gado sem origem nem vacinação é um sério risco à agropecuária regional, com possível contaminação de rebanhos inteiros por anemia infecciosa ou febre aftosa, por exemplo.
“A ADASB clama para que os órgãos públicos e autoridades competentes tomem providências e assim possam evitar a destruição da mata ciliar, contaminação da água e ocorram invasões de áreas adjacentes à barragem”, finaliza o presidente Edimar Margotto Jr.