União acata emergência em Itabuna
Cerca de 40 dias depois, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência enfrentada por Itabuna durante as fortes chuvas de junho. A situação foi reconhecida por meio de Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, de 6 de agosto, publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com o Decreto elaborado pela Prefeitura de Itabuna, em 21 de junho muitos bairros, entre eles Califórnia, Daniel Gomes, Maria Pinheiro, Lomanto, Novo Fonseca e Ferradas, tiveram ruas e encostas destruídas, deixando cerca de 30 famílias em situação de perigo.
As famílias foram notificadas e aconselhadas a abandonar seus imóveis, mas infelizmente saíram por alguns dias e logo retornaram. "Daí a urgência de reconstruirmos as encostas atingidas na época das chuvas, além, é claro, de outras áreas, entre elas canais e ruas," explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Yuri Bandeira.
Ele disse que, após este reconhecimento, o município torna-se apto a elaborar Plano de Trabalho sobre o que precisa ser reconstruído e enviar ao Ministério da Integração. “Só depois desse trâmite, a verba deverá ser liberada”.