Servidores de Itabuna farão greve

Uma assembleia nesta quarta (29) decidiu que os professores de Itabuna entrarão em greve por tempo indeterminado na segunda-feira, em protesto contra a mudança do regime jurídico da Prefeitura, de celetista para estatutário, além do atraso constante de salários.

A presidente do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna, Maria do Carmo Oliveira, garante que os servidores já deixaram claro a insatisfação com a mudança, mas "o prefeito Fernando Gomes tem insistido na aprovação".

Ela conta que houve uma reunião mediada pelo Ministério Público Estadual, onde a categoria fez alguns pedidos, entre eles uma audiência na Caixa sobre a individualização do FGTS, mas nenhum foi atendido.

Nesta quarta à tarde os servidores fizeram um novo protesto no estacionamento da Câmara, que começou a votar a mudança do regime jurídico. A quase totalidade mantém cargos na Prefeitura, o que indica uma aprovação sólida do que o prefeito quer.

Outra queixa dos servidores é com os constantes atrasos do salário dos professores em desvio de função. Faltando um dia para o fim de agosto, eles ainda não receberam o pagamento referente a julho.

“Além disso, a classe pede celeridade nas negociações que tratam da implantação do novo Plano de Carreira da Categoria, bem como do reajuste salarial de 6,81% para professores de níveis II e III, que é devido desde abril”.

Parte dos servidores, como os da Sedur, Adei, agentes de trânsito e da Saúde ainda não receberam os salários de julho e, segundo o Sindserv, isso já causa efeitos psicológicos nos servidores, como ansiedade e stress.

23:32  |  


Gostou? Repasse...