PIS é "sequestrado" pela Caixa

Desde quarta os trabalhadores com menos de 60 anos que têm direito ao PIS/Pasep podem receber o benefício. No total, 6,3 milhões de pessoas receberão R$ 5,5 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento. Os cotistas que possuírem conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil recebem na conta.

Devido à compensação noturna, os correntistas desses bancos puderam verificar os valores em suas contas nesta quinta-feira. Mas, considerando o alto volume e por segurança, os pagamentos automáticos serão realizados gradualmente no período de uma semana.

O problema é que, se o correntista tem qualquer pendência na conta, seja parcela atrasada de empréstimo ou saldo negativo no cheque especial, a Caixa sequestra o valor e abate as pendências, sem alternativa para o cliente. O problema não existe para os outros beneficiários.

Quem não tem conta na CEF nem no BB pode entrar em qualquer agência destes bancos, apresentar o CPF e retirar na hora o benefício, em espécie. O processo é bem rápido e sem burocracia.

A média para cada beneficiário é de R$ 1.375, a depender do prazo de contribuição. No total, 23,8 milhões de pessoas de todas as idades, que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988, têm direito a acessar os recursos até 28 de setembro.

Nesta data se encerra a janela do novo cronograma. Depois, o benefício volta a ser concedido exclusivamente para o público habitual, formado por cotistas maiores de 60 anos, aposentados, inválidos, doentes de enfermidades específicas, participantes do Bolsa Família e herdeiros de cotistas.

A partir de terça, o saque estará liberado para todos os cotistas, que devem se dirigir às agências da Caixa (trabalhadores da iniciativa privada) ou do Banco do Brasil (trabalhadores do serviço público).

1:03  |  


Gostou? Repasse...