João Carneiro deve ser inelegível
Nesta quarta termina o prazo para o registro na Justiça Eleitoral de chapas à presidente da República, Governos estaduais, Senado, Câmara Federal e assembleias legislativas. Na Bahia, o candidato ao governo e ex-prefeito de Salvador João Henrique Carneiro (PRTB), pode ficar inelegível.
João Henrique possui quatro processos na lista de gestores e ex-gestores com contas reprovadas pelo TCM, entregue na segunda-feira pelo Tribunal de Contas dos Municípios ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), José Edivaldo Rotondano.
Tanto o presidente do TCM, conselheiro João Andrade Netto, quanto o do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gildásio Penedo, entregaram a lista dos gestores com contas reprovadas à Justiça Eleitoral baiana na segunda.
A reprovação de contas pelos tribunais é um dos critérios considerados pela Justiça Eleitoral para fins de inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa. Entre os políticos do sul da Bahia com nome na lista estão Jabes Ribeiro, Claudevane Leite, Aldenes Meira e Asclepíades Almeida, o Beda.