Ilhéus pode ter um novo presídio
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, reuniu-se com o major Gustavo Henrique Rebouças, da Secretaria de Administração Penitenciária, para discutrir o projeto de construção de uma nova unidade penal no município. O major é o diretor do Presídio Ariston Cardoso.
Ele destacou que existe uma verba do Governo Federal destinada à obra e Ilhéus tem prioridade. O prefeito disse que o município tem interesse no projeto, que representa uma modernização do que já existe. “Ou seja, no lugar de uma ruína, ganharemos um presídio mais qualificado".
O Presídio Ariston Cardoso funciona há 24 anos na zona urbana. Para o prefeito, a localização é muito central. Com a transferência, o prédio passará a ser gerido pelo Município, que pode usá-lo como escola, unidade de saúde ou dar outra finalidade.
Para isso, a administração municipal precisará providenciar a cessão de uma nova área, com brevidade, já que o prazo de validade dos recursos se expira em 2019. O major informou que a unidade de Ilhéus está ultrapassada e deteriorada pela ação do tempo.
“Uma unidade nova, com uma estrutura física e de equipamentos modernos é uma certeza de que os presos terão muito mais oportunidades de ressocialização e retorno à sociedade com outra mentalidade, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho”, salientou.