Ibama apura desmate no sul da BA

Equipes do Ibama fizeram, de junho a agosto, uma apuração do desmatamento por sensoriamento remoto (imagens de satélite), em Alcobaça, Guaratinga, Jucuruçu, Itamaraju e Medeiros Neto, no extremo Sul, e em Canavieiras, Santa Luzia e Una, na Costa do Cacau.

De acordo com o Ibama, os alvos foram estabelecidos a partir de levantamento preliminar de desmatamento feitos por satélite, realizado pelo núcleo de Geoprocessamento da unidade em Eunápolis, além de denúncias recebidas.

Segundo o chefe da Unidade Técnica-I do IBAMA em Eunápolis, Henrique Jabur, foram vistoriados 49 polígonos com indicativo de desmatamento. Foi constatado que houve supressão de Mata Atlântica em diversos estágios de regeneração.

Nos demais polígonos, a cobertura vegetal era ‘cabruca’ - área de cultivo de cacau sombreado com espécies nativas - e em alguns casos a vegetação foi danificada por incêndios, mas estava se regenerando naturalmente.

Até o momento, foram emitidos 21 autos de infração, totalizando R$ 1,4 milhão, sendo que quatro foram lavrados por infração relacionada à fauna (cativeiro e armazenamento de animais silvestres).

Durante a operação houve ainda a apreensão de 32 aves e cinco carcaças de animais silvestres (tatus, porco-do-mato e paca).

16:23  |  


Gostou? Repasse...