Hoje é o Dia D contra o sarampo
As crianças de um a 5 anos devem ser levadas neste sábado aos postos de saúde de todo o país, das 8 às 17 horas, para o Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças devem receber as doses, independente de sua situação vacinal.
Os pais devem levar o cartão de vacinação. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Os índices estão muito baixos no país, apesar da publicidade e mobilizações. Até terça-feira, 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não haviam recebido as doses. Neste ano, mesmo crianças que estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde.
No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses, a vacina oral. Para o sarampo, todas vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Já foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros estão em investigação. Já em Roraima são 296 casos confirmados e 101 em investigação. Com Agência Brasil.