Debate teve momentos divertidos
A TV Bandeirantes promoveu na noite de quinta-feira (9) o primeiro debate entre os candidatos a presidente da República. Participaram Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).
O debate não teve grandes embates. Apenas no primeiro bloco o ex-líder do MST e candidato do PSOL, Guilherme Boulos, perguntou a Jair Bolsonaro sobre o auxílio-moradia e sobre uma suposta funcionária fantasma do deputado, classificando como “imoral”.
O candidato do PSL se explicou e proclamou uma das frases da noite: “Imoral é invadir a propriedade dos outros”, e concluiu: “Me orgulho da minha honestidade. Não vou debater com um desqualificado como esse aí. Pode passar para o outro, Boechat”, se referindo ao mediador.
No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas de jornalistas do Grupo Bandeirantes. Tanto Guilherme Boulos quanto Ciro Gomes passaram a maior parte do bloco em silêncio, ignorados pelos outros candidatos.
Geraldo Alckmin respondeu a duas perguntas, assim como Jair Bolsonaro. Marina respondeu apenas uma. Duas “dobradinhas” concentraram a atenção nos candidatos Bolsonaro e Alvaro Dias, Alckmin e Marina Silva.
No terceiro bloco, os postulantes se soltaram, em mais uma rodada de perguntas de candidato para candidato. Um dos destaques foi Jair Bolsonaro se dizer o único candidato “contra o establishment”, numa discussão com Cabo Daciolo.
Foi a primeira vez que a plateia se manifestou. Em outro momento, Ciro Gomes prometeu “zerar as dívidas do SPC” de toda a população e afirmou a Bolsonaro: “vou tirar seu nome do SPC”.