Câmara deve aprovar o estatutário
A Câmara de Vereadores de Itabuna volta a ser o centro das atenções nesta semana. Está marcada para esta quarta-feira a sessão em que será apreciado o projeto para mudança no regime de servidores de celetista para estatutário.
Representantes sindicais participam de reunião com os vereadores nesta tarde. A presidente do Sindicato do Magistério Público Municipal, Carminha Oliveira, é uma das que lutam mais arduamente contra a alteração.
Na segunda, por meio de mensagens em uma rede social, ela distribuiu uma imagem com fotos de vereadores que pretendem votar pela mudança de regime, com os respectivos partidos. Nesta terça, tornou público o áudio de um deles dizendo-se contrário à alteração.
A sindicalista também fez um chamamento aos servidores, para comparecer ao plenário da Câmara. Segundo ela, é “para impedir a aprovação do regime estatutário”. Apesar desse jogo de contra e a favor, a sessão está garantida.
Desde que o assunto voltou à discussão, uma série de manifestações se desenrolou no Centro Administrativo Firmino Alves, culminando com a ocupação na Câmara, discussões, desgaste e mediação da Justiça.
No dia 17, a atual secretária de Governo assegurou em entrevista que já tinha apoio suficiente no Legislativo para ser aprovada a mudança de regime. Pelo que sugere a imagem divulgada pelo próprio SIMPI, há pelo menos 12 edis dispostos a concordar com a mudança.