Baiano é vencedor recional do RPA
O professor Robson Almeida da Silva, do CEEP do Campo Milton Santos, em Arataca (a 500 km de Salvador), no Sul da Bahia, é um dos 25 vencedores regionais da quinta edição do “Respostas para o amanhã”, com o projeto “Embalagens sustentáveis de banana verde”.
Com a proposta de dar um novo destino à banana verde produzida e abundante na região, nasceu a ideia de fabricar embalagens sustentáveis como copos, bandejas e outras vasilhas, que têm grande capacidade de decomposição quando descartadas na natureza.
“A necessidade de encontrar alternativas viáveis e sustentáveis para agregar valor às bananas gerou uma discussão sobre a diversidade de matéria-prima. A turma que se mostrou mais interessada e disposta a buscar novas formas de descarte do lixo plástico foi a escolhida”, conta o professor.
O prêmio recebeu 1.128 inscrições de todo o país, envolvendo 807 escolas, 887 professores e cerca de 46 mil estudantes. A Bahia foi representada por 70 inscrições de 56 escolas. Os 25 vencedores regionais foram divulgados no site www.respostasparaoamanha.com.br.
Cada instituição de ensino foi contemplada com um notebook e um selo digital de Vencedor Regional. Em setembro, esses projetos terão seus vídeos publicados no site para votação do público, que elegerá os cinco vencedores pelo júri popular, um de cada região.
Cada uma das 5 escolas receberá um troféu e selo digital de Vencedor pelo Júri Popular. Os projetos também serão avaliados por uma comissão, que escolherá 3 vencedores nacionais. Os professores e alunos serão contemplados com um intercâmbio científico-cultural em São Paulo.
Já as três instituições receberão troféus e selo digital.