Inadimplência sobe pelo nono mês
A lenta recuperação econômica não tem colaborado para a queda da inadimplência. De acordo com dados apurados pelo SPC Brasil e CNDL, o volume de consumidores com contas em atraso e registrados em cadastros de devedores acelerou em junho, crescendo 4,07% na comparação com o ano passado.
Trata-se da nona alta consecutiva. A última vez que a inadimplência apresentou recuou foi em novembro (-0,89%). Ao todo, o SPC Brasil e a CNDL estimam que o país concluiu o primeiro semestre deste ano com 63,6 milhões de brasileiros com o CPF restrito, ou 42% da população adulta.
O indicador ainda revela que na comparação mensal, de maio para junho, sem ajuste sazonal, houve um crescimento de 0,61% no volume de consumidores inadimplentes, a maior variação positiva desde março. Houve alta generalizada de inadimplentes em todas as regiões.
A mais acentuada foi na região sudeste, de 9,88%. Em segundo lugar ficou a região Nordeste, que apresentou alta de 4,81% na quantidade de devedores. As variações também foram positivas no Centro-Oeste (2,82%), Sul (2,13%) e Norte (2,02%).