Ilhéus antecipa vacina da polio

A Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e poliomielite começa no dia 6 de agosto. Mas, em Ilhéus, as ações serão antecipadas a partir do sábado, 21 de julho, nos postos de saúde da zona sul, que estarão abertos das 8 às 12 horas.

As vacinas podem ser aplicadas nas unidades de saúde do PSF do Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Hernani Sá e Olivença CAE III (antigo SESP). A iniciativa visa maior conscientização dos pais no sentido de levar as crianças aos postos de vacinação.

Crianças de 1 até 5 anos formam o público-alvo da campanha, que prossegue até 31 de agosto. Contudo, a vacina contra o sarampo estará disponível também para pessoas com idade até 49 anos, público que terá acesso à imunização durante a semana, nas atividades de rotina dos postos.

De acordo com a secretária municipal Elizângela Oliveira, além da ampliação das salas de vacinas, a Sesau vai promover um curso teórico e prático de capacitação, com carga horária de 20 horas, para todos os vacinadores.

“Através do curso, vamos capacitar mais profissionais para atuar na campanha”.; Ela explica que a vacina só é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta, principalmente em crianças com imunodeficiência congênita.

"Também no caso das imunodeficiencias adquiridas, portadores de neoplasia maligna e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia”.

0:06  |  


Gostou? Repasse...