Ex-craques festejados em Itabuna
A emoção marcou um café da manhã preparado para os ex-craques hexacampeões da Seleção Amadora de Itabuna, na manhã desta quarta-feira (25). A iniciativa foi do Arquivo Público Municipal, no Espaço Josué Brandão, no bairro da Conceição.
Os ex-jogadores foram homenageados dentro das comemorações dos 108 anos de Itabuna. A coordenadora do Arquivo, Jovenildes da Silva, agradeceu a presença dos antigos atletas e justificou a homenagem “merecida pela contribuição que vocês deram para o enriquecimento de nossa história”.
Nomes como Ronaldo Dantas, Sabará, Bel, Sandoval Benevides, Madalena e Itajaí Andrade, reunidos em uma roda de conversa, relembraram os momentos gloriosos do futebol amador da década de 60, quando eles jogavam nos gamados da velha desportiva e de outros campos da região e do país.
“Sem dúvida um evento muito significativo para nós que vivemos em campo a história do futebol amador itabunense”, disse o ex-quarto zagueiro Itajai Andrade. Ele lembra que a seleção itabunense não surgiu do nada, mas sim da ideologia de pessoas como Zelito Fontes, Fernando Barreto e outros que acreditaram.
O ex-meio esquerda Madalena, que jogou nas seleções do Itabuna e do América, morando em Ilhéus, disse que veio participar da solenidade “por se tratar de um importante momento de reencontro e de boas lembranças”.
Um dos ex-dirigentes do Itabuna Esporte Clube, João Xavier foi outro que destacou a importância do resgate do passado “em homenagem àqueles que fizeram bonito a história do futebol, a mola mestra dos campeonatos intermunicipais dos anos 60, e que sinto grande orgulho de ter feito parte dessa bela história”.