'Ditadura' de Santana gera protesto
Com mordaças e correntes, servidores municipais fizeram protesto em frente à Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) de Itabuna, no bairro Lomanto, na manhã desta terça-feira. Foi uma reação ao secretário Gilberto Santana.
Ele determinou o afastamento de sete agentes de trânsito que, na semana passada, cobraram o pagamento de salários atrasados. Até hoje a Prefeitura ainda não pagou o salário de junho, alegando "crise financeira", apesar de ter feito várias festas caras neste ano.
Na noite de segunda a diretoria do Sindserv, que representa o funcionalismo municipal, denunciou a perseguição do coronel Gilberto Santana a funcionários que cobraram o pagamento dos atrasados. A direção do Sindserv até lembrou ao coronel que a Sesttran "não é a Polícia Militar, onde Santana tornou-se famoso por perseguições políticas".
Na Nota de Repúdio, o sindicato diz que os servidores ficarão sem exercer suas funções, apenas cumprindo horário, e que mais de uma dezena deles responderão a processos administrativos. Segundo o SindServ, a atitude do secretário é lamentável.
"O chefe da pasta deveria ser o primeiro a defender que os salários de seus funcionários fossem pagos em dia, mas procede justamente de forma contrária, atacando a organização dos trabalhadores. Vale destacar que os salários continuam atrasados”.
O Sindserv recebeu denúncias de que o ambiente de trabalho na Sesttran é opressor, as pessoas trabalham cabisbaixas, intimidadas pelo clima de tensão e medo. "Isto contraria as negociações da Campanha Salarial, quando a Prefeitura se comprometeu em adotar política contra o assédio moral".