Curumim faz seu forum de leitura
O 4º Fórum de Leitura da Escola Curumim, que acontece nesta sexta e sábado, tem como objetivo promover a socialização entre jovens estudantes, professores e escritores, enfatizando o papel da leitura nas relações humanas, desde a formação intelectual ao desenvolvimento do comportamento leitor.
Nos dois dias haverá mesas-redondas, palestras, oficinas, exposições, sorteio de livros, bate-papo com convidados e projetos específicos em sala. O bacharel em Comunicação Social Tcharly Magalhães Briglia, um dos coordenadores, diz que “o Fórum é um projeto interdisciplinar que articula conteúdos e habilidades”.
Segundo ele, a edição deste ano trabalha a relação da Geração Z com a leitura. "Não apenas a leitura dos livros, das letras, das páginas impressas e virtuais. Mas a leitura do mundo, com o olhar crítico e peculiar desses jovens nascidos entre 1995 e 2010”.
Os debates, segundo a coordenadora pedagógica da Curumim, Raquel Prudente, levarão questionamentos como Quem são esses estudantes / adolescentes? Como eles enxergam a sociedade e como a sociedade os enxerga?
Nesta sexta, no início da noite, Spartakus Santiago fará a palestra de abertura com o tema “Geração Z”. Na sequência, bate-papo com o público. No sábado (21), a programação começa às 7h30, com o concurso literário promovido pela escola.
Às 8h, começa a mesa-redonda Leituras das Gerações, com Heloísa Pinheiro, Fabiana Lima, Brisa Aziz, Marília Barreto e Maria Luiza Varanda, tendo a mediação de Juliana Mello.