Una e Canes fazem parceria inédita

As guardas municipais de Una e de Canavieiras, no sul da Bahia, passarão a atuar em conjunto. O objetivo é trabalhar juntas em eventos, ações, rondas e prestar apoio entre si quando houver necessidade, reforçando as ações de segurança.

O compartilhamento foi permitido por um Termo de Parceria Técnica do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), organização da qualç os dois municípios fazem parte. O modelo é inédito no estado e surgiu em Una.

O projeto foi elaborado pelo coordenador da câmara técnica, Gusmão Neto, que também é secretário de Governo, Administração e Planejamento do município. “Nem sempre as cidades pequenas conseguem solucionar suas demandas sozinhas".

"Por isso os consórcios são fundamentais. Durante a implantação da câmara técnica percebemos que era possível criar alternativas para ampliar o efetivo de agentes de segurança pública nas cidades e reforçar o combate ao crime", conta Gusmão Neto.

A primeira atuação conjunta aconteceu no Carnaval de Canavieiras. Juntas, as duas cidades possuem 40 guardas municipais. A ideia é que o compartilhamento tenha adesão das 11 cidades que compõem o consórcio, o que somará mais de 200 guardas.

O compartilhamento das guardas também permitirá aos municípios troca de informações de inteligência, adoção de estratégias conjuntas para melhorar os índices de segurança na região.

22:52  |  


Gostou? Repasse...