Sta Casa nega atendimento ruim

A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus negou que falta de atendimento a um paciente com sequelas de AVC, como postado em redes sociais por uma enfermeira do Samu, que gravou um vídeo "expondo a imagem do paciente", diz a nota.

A enfermeira criticou, no vídeo, a demora de providências por parte dos médicos da instituição que, segundo ela, levaram 10 minutos para iniciar os procedimentos. A Santa Casa rebate a informação.

“O paciente em questão foi atendido duas vezes pelo médico de plantão na ambulância, estacionada em frente à Unidade de Urgência e Emergência. O quadro clínico não tinha risco imediato, até porque foi trazido por uma ambulância básica do Samu, sem médico”.

A Santa Casa afirma que “após a avaliação, foi feito contato com o médico regulador do próprio Samu e, em comum acordo, o paciente foi transferido para o Hospital Costa do Cacau”.

A entidade reconhece que este período de transição e adaptação na Assistência à Saúde que o município vem atravessando aumentou consideravelmente a demanda na Unidade de Urgência e Emergência do Hospital São José.

“Muitas vezes ultrapassando a capacidade instalada em até três vezes dos seus leitos de observação”, daí o atendimento inicial ter ocorrido na própria ambulância.

“A equipe da unidade mesmo quando não consegue acolher e atender os pacientes nas condições devidas, em nenhum momento deixou de desprender esforços junto a Rede de Regulação e Secretaria de Saúde/Samu para contrareferenciar esses casos”, assegura a Santa Casa.

A secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, criticou a enfermeira autora da gravação. Ela considerou antiético a profissional gravar imagens do paciente, "expondo-o desnecessariamente enquanto deveria estar buscando providências para o atendimento".

"Ao gravar cenas de constrangimento de quem precisava de ajuda médica, a socorrista extrapolou as suas funções e transgrediu a ética profissional". A Sesau vai abrir uma sindicância para apurar o fato.

20:08  |  


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