Itabuna não dá medidor de glicemia

Repetindo o que aconteceu na gestão anterior do atual prefeito, Fernando Gomes, assim como na de José Nilton Azevedo, que o sucedeu, voltou a faltar tiras para o teste de glicemia, essencial para os diabéticos da cidade.

Pacientes reclamam que desde dezembro a Prefeitura não disponibiliza as tiras reagentes na Farmácia Pública Municipal. São quase dois meses sem um material imprescindível para o controle de uma doença que pode levar à morte.

O material, que mede o índice de açúcar no sangue, deve ser distribuído gratuitamente. Mas, apesar de receber verbas específicas do governo federal para isso, a Prefeitura nem fornece nem explica aos pacientes por que.

A promessa de regularizar o fornecimento vem desde dezembro, quando alegaram que em janeiro o serviço estaria regularizado. Janeiro já passou, fevereiro está na segunda quinzena, e não há previsão.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lísias Miranda São Mateus, alega que só soube da falta das fitas na sexta-feira (16), apesar das reclamações virem desde dezembro. Ela diz que o almoxarifado tem 200 caixas com 50 tiras cada.

Segundo a secretária, o coordenador de Assistência Farmacêutica não pediu o material. A desculpa do coordenador Wanderlei Machado é de que ele não sabia que havia material e que pediu sim, no dia 2 de janeiro.

Enquanto um setor da Prefeitura joga a responsabilidade em outro, os diabéticos de Itabuna que dependem do medidor continuam ignorados.

22:37  |  


Gostou? Repasse...