Itabuna deixa conselho sem salário

Itabuna conta com dois Conselhos Tutelares para zelar pelo cumprimento e impedir a violação dos direitos de crianças e adolescentes. Além disso, como órgão autônomo integra o sistema de garantias, com capacidade para encaminhar ao Ministério Público notícia de infrações.

Mas o recorrente atraso no pagamento de salários pela Prefeitura pode comprometer o trabalho dos 10 conselheiros. Na folha, eles são os últimos a receber e isto acontece com até 30 ou 40 dias, no mês seguinte.

O salário de dezembro foi pago no final de janeiro, que não sabem quando vão receber. O conselheiro Robenilson Sena Torres afirmou ao Jornal das Sete, da Morena FM, que o cargo é de dedicação exclusiva e o sustento está comprometido.

Sem linha direta para atender o público, o Conselho Tutelar de Itabuna é acionado via Disque 100, número de serviço cidadão do Governo Federal. Com o atraso de salário, o atendimento de urgência e emergência está comprometido.

Por dia, a demanda está entre 10 e 12 atendimentos, inclusive gerados pelo Ministério Público, Vara da Infância, polícias Civil e Militar e pela própria sociedade. "A estrutura também é deficitária", diz Robenílson.

Apesar de consultada, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Assessoria de Comunicação, não deu resposta aos questionamentos do Jornal das Sete.

23:16  |  


Gostou? Repasse...