Fies começa a receber inscrições

Começaram nesta segunda-feira as inscrições para o Fies, que usa recursos do Fundo de Financiamento Estudantil, coordenado pelo MEC. Elas continuam até o dia 28 e os contratos vão seguir as novas regras do programa.

A previsão do governo é de atender neste ano 310 mil pessoas. Os recursos são destinados a financiar alunos em cursos superiores privados, desde que tenham avaliação positiva no MEC. O valor depende de uma fórmula que inclui o preço da mensalidade e a renda familiar.

No início do mês, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento em no máximo R$ 30 mil por semestre e no mínimo, R$ 300. As condições precisam ser estipuladas entre o banco que concede o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno.

Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante. As duas modalidades do financiamento são estruturadas em três faixas. A 1ª contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos, com juro real zero.

A 2ª é destinada a alunos com cada membro da família tendo renda de até 5 salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e a 3ª a estudantes com o mesmo teto nas demais regiões. Nesses casos, os juros são um pouco acima da inflação.

Pode se inscrever no site do MEC quem teve média de 450 no Enem e não tenha zerado a redação.

22:37  |  


Gostou? Repasse...