Codeba repete as velhas promessas

O novo presidente da Codeba repetiu a mesma promessa feita por seus antecessores e que se arrasta há mais de 10 anos, a de aumentar a profundidade do Porto de Ilhéus. A obra já foi anunciada mais de 12 vezes desde 2000.

Rondon Brandão do Vale retomou a promessa em reunião com o vice-prefeito José Nazal. Segundo Vale, "é prioridade da Codeba a execução de serviços de dragagem, aprofundamento e revitalização da estrutura portuária de Ilhéus".

Há anos o equipamento sofre do mesmo mal. Os navios entram e saem com dificuldades do Porto de Malhado, pois a profundidade está em torno de 9 metros. A meta seria dobrar este nível. Nazal lembrou ao diretor a importância do porto.

Além de ser o único fora de Salvador com capacidade para receber transatlânticos, o Porto do Malhado está em uma posição geográfica estratégica para receber produtos do oeste, sudoeste e sul da Bahia para exportação.

Nos últimos meses, ele recebeu investimentos na recuperação dos dois armazéns e dos equipamentos destinados ao escoamento de grãos. Os incentivos resultaram em retomada das operações com minério de ferro, trigo, madeira, soja e cacau.

Outra velha promessa, de licitar o antigo Moinho de Ilhéus, anunciada durante o mandato de quatro governadores, também foi repetida, assim como o arrendamento de áreas do Porto Antigo e atrair novas cargas para garantir dinamismo.

O Porto de Malhado teve 15% mais movimentação em 2017, quando comparado ao ano anterior, registrando a exportação e importação de 255 milhões de toneladas de produtos.

23:23  |  


Gostou? Repasse...