Acesso a insulina cresce no interior

O acesso dos diabéticos do interior da Bahia aos análogos de insulina de ação basal e ultrarrápida cresceu 148% em seis meses (de julho de 2017 a janeiro de 2018), comparado com 2016/2017. É o resultado da descentralização da dispensação

Antes ela ficava restrita a Salvador, mas há seis meses vem sendo feita em 22 Bases Operacionais e oito Núcleos Regionais da Secretaria da Saúde do Estado. A descentralização amplia o acesso aos análogos e garante mais comodidade por evitar o deslocamento até a capital.

A descentralização começou em 2017 e foram registrados 164 pedidos nos últimos seis meses, contra 64 no período anterior. Vitória da Conquista, Brumado e Guanambi são os municípios que mais têm demandado análogos de insulina.

O diabético, para ser incluído no Programa Estadual de Fornecimento de Insulina, deve preencher alguns requisitos. Com a descentralização, os pedidos no interior são encaminhados ao Cedeba pelos Núcleos Regionais de Saúde.

No interior, os diabéticos contam com o apoio dos Núcleos Regionais de Saúde, a exemplo de Ilhéus e Itabuna, entre outros municípios. O problema em Itabuna tem sido outro. Desde dezembro a Farmácia Municipal não fornece as tiras de controle.

23:16  |  


Gostou? Repasse...